O cachorro bulldogs foram originalmente usados para direcionar gado para o mercado e para competir em um esporte sangrento chamado bullbaiting. Hoje, eles são companheiros gentis que amam crianças. Uma breve caminhada e um cochilo no sofá é bem o ritmo dessa raça de cachorro.
História do Cachorro Bulldog
Hoje em dia o bulldog é um cão muito diferente dos seus ancestrais. Descendente dos antigos cães do tipo mastiff, a raça bulldog foi desenvolvida inteiramente na Inglaterra. A primeira menção da raça foi em 1500, a descrição de um homem “com dois Bolddogges na sua tayle …” Os então ferozes cães foram usados em uma prática chamada “bull baiting”, que envolvia o cão agarrando o nariz do touro e sacudindo.
Essas lutas com touros na verdade tinham um propósito; Se pensava que isso amaciava a carne do touro. Por muitos anos, se dizia que essa prática “afinava” o sangue do touro e fazia a carne ficar mais macia depois de abatido. Essa crença era tão forte que em muitas áreas na Inglaterra haviam leis obrigando os touros a lutarem antes de serem abatidos.
Mais que isso, era um popular esporte de espectadores em uma época em que não haviam esportes profissionais, shows de TV, filmes ou video games. O touro bravo lançaria o cão no ar com seus chifres se pudesse, para o deleite da multidão assistindo. O cão, por outro lado, iria tentar agarrar o touro, geralmente pelo focinho, e prendê-lo no chão com a força da sua mordida dolorosa. As lutas futuras eram anunciados e as multidões faziam aspostas do resultado das lutas.
Esses primeiros cachorro bulldogs eram maiores e mais pesados do que os cachorro bulldogs de hoje em dia, e eles eram criados para ser especialmente adeptos a esse esporte sangrento. Tipicamente, eles rastejavam em direção ao touro para que ele não conseguisse passar os chifres por baixo dos seus corpos e lançá-los no ar. E suas bocas largas e poderosas mandíbulas eram impossíveis para o touro se livrar depois que o cachorro bulldog conseguia agarrar firme em seu focinho. Seu nariz curto e achatado permitia ao cachorro bulldog respirar enquanto prendia o focinho do touro. Ele precisava de muita tenacidade para continuar preso ao touro não importa o que ele fizesse para tentar se livrar. A alta tolerância à dor do cachorro bulldog foi desenvolvida para melhorar sua capacidade de se destacar nesse esporte bárbaro. Até mesmo as rugas em sua cabeça tinham um propósito: direcionar o sangue que era resultado do seu domínio sobre o touro para longe de seus olhos, para que não o cegasse.
Em 1835, depois de muitos anos de controvérsia, as lutas com touros foram banidas na Inglaterra, e muitos acreditaram que o cachorro bulldog iria desaparecer já que ele não tinha mais um propósito. Na época, o cachorro bulldog não era um companheiro carinhoso. Os cães mais agressivos e corajosos foram seletivamente criados por gerações para lutarem contra touros. Eles viviam para lutar contra touros, ursos e qualquer coisa que colocavam na frente deles. Isso era tudo que eles sabiam.
Apesar disso, muitas pessoas admiravam o vigor, força e persistência do cachorro bulldog. Essas poucas pessoas decidiram preservar a aparência e criá-los para terem um temperamento doce, gentil ao invés da agressão necessária para a arena.
E com isso o bulldog foi reinventado. Criadores dedicados e pacientes começaram a selecionar apenas aqueles cães que tinham um temperamento dócil para criar. Cães agressivos e neuróticos não eram deixados reproduzir. Focando a atenção no temperamento do cachorro bulldog, esses criadores transformaram o bulldog no cão gentil e carinhoso que vemos hoje.
Criadores começaram a mostrar cachorro bulldogs em shows na Inglaterra em 1859. O primeiro show de cachorros que permitiu a entrada de bulldogs foi em Birmingham, Inglaterr em 1860. Em 1861, um cachorro bulldog chamado King Dick ganhou no show de Birmingham. Um de seus descendentes, um cão chamado Crib, foi descrito como sendo “perto da perfeição”
Em 1864, o primeiro clube da raça bulldog foi formado por um homem chamado R.S. Rockstro. O clube tinha cerca de 30 membros e seu lema era “Segure firme”. Um membro do clube, Samuel Wickens, escreveu o primeiro padrão para a raça, usando o pseudônimo Philo-Kuon. O padrão da raça bulldog alegadamente foi o primeiro escrito no mundo. O clube infelizmente se desfez após apenas três anos.
Em 1875, outro clube de bulldogs foi fundado, e ele desenvolvia um padrão da raça que era similar ao Philo-Kuon. Esse clube ainda existe até hoje.
cachorro bulldogs foram trazidos para os Estados Unidos, e um bulldog branco tigrado chamado Donald foi apresentado em Nova Iorque em 1880. Umbulldog chamado Bob foi registrado pelo American Kennel Club em 1886. Em 1890 H.D. Kendall de Lowell, Massachusetts fundou o The bulldog Club of America. Foi um dos primeiros clubes de raça a se tornar um membro do novo American Kennel Club. No começo, o clube usava o padrão da raça britânico, mas achou que não era conciso o bastante, então eles criaram o padrão americano em 1894 e que chamaram de American-bred bulldog. Os ingleses protestaram sobre o nome e também sobre alguns itens no novo padrão. Depois de muito trabalho, o padrão foi revisado e aceito em 1896. Esse padrão ainda é usado hoje em dia.
O American Kennel Club reconheceu o cachorro bulldog em 1890. Durante as décadas de 40 e 50, cachorro bulldogs estavam perto das 10 raças mais populares. Hoje em dia, o cachorro bulldog é o 12º colocado entre as 155 raças e variedades registradas pelo AKC, um tributo à sua credencial de bom companheiro.
Mais do que qualquer outra coisa, o cachorro bulldog é um triúnfo da habilidade humana de reabilitar toda uma raça e torna-la uma companhia desejável e carinhosa através de práticas dedicadas de criação. No século XVIII, cidades como Roma aprovaram leis dizendo que cachorro bulldogs não poderiam sair na rua nem mesmo com coleira por causa de sua ferocidade, e ainda assim, poucos anos depois, o cachorro bulldog já estava se tornando conhecido por ser um dos cães mais amigáveis e tranquilos. Tudo porque alguns criadores dedicados tiveram a paciência, conhecimento e a visão do que o cachorro bulldog poderia ser no seu melhor.
Visão Geral
O que a Inglaterra, os fuzileiros navais norte americanos, a universidade de Yale, universidade da Georgia, e dezenas de outras escolas têm em comum? O cachorro que todos escolheram para representar seus personagens durões e tenazes. Que cachorro era esse? Ora, era o bulldog, é claro!
As vezes chamado de cachorro bulldog inglês ou bulldog britânico, a raça originou na Inglaterra e tem um passado sangrento. Eles descenderam da luta contra mastiffs que foram trazidos para as ilhas britânicas pelos romanos e foi usado em um esporte sangrento chamado bullbaiting. Hoje, no entanto, o cachorro bulldog apenas se assemelha aos seus antepassados na aparência. E toda a ferocidade que ele exibia nas lutas de bullbaiting? Se foram para sempre. Apesar de ainda ter uma aparência feroz, você teria dificuldade de achar um cão mais doce e amoroso.
cachorro bulldogs nunca são confundidos com outras raças. Eles são cachorros de médio porte com corpo rebaixado e largo. Sua cabeça curta é massiva e quadrada. Eles têm ombros largos e peitorais, com costelas grossas e robustas.
Apesar de cachorro bulldogs serem baixinhos, eles são largos e musculosos. Sua cabeça larga tem bochechas que se extendem até o canto dos olhos, e a pele da testa deve ter rugas densas. Um cachorro bulldog tem o lábio superior caído e sua mandíbula inferior é projetada, o que significa que seus dentes inferiores ficam pra fora mais do que os dentes superiores. As mandíbulas do bulldog são enormes e fortes, projetadas para prender no oponente e segurar firme.
cachorro bulldogs tem olhos escuros e redondos. Suas orelhas são pequenas e finas, dobradas para trás como uma rosa. Seu rabo curto fica pra baixo no seu traseiro.
O corpo musculoso do cachorro bulldog o faz ter um andar distinto. Por suas pernas ficarem nos cantos do seu corpo, ele se move mais com um gingado do que um andar normal. Ele parece andar a passos curtos e rápidos. Por seus ombros serem muito mais largos que seu traseiro e por terem cabeças tão grandes, é difícil para as fêmeas darem a luz a filhotes sem assistência. A maioria precisa fazer cesarianas para dar a luz a seus filhotes, assim criar um cachorro bulldog é uma proposta cara.
Apesar de serem representados em desenhos como cães ferozes, os cachorro bulldogs de hoje em dia são criados para serem carinhosos e gentis. Eles são, de fato, firmes e corajosos, mas eles não têm intenção de iniciar uma briga. Eles geralmente têm uma dignidade calma sobre eles quando são maduros, e embora sejam amigáveis e brincalhões, eles podem ser um pouco teimosos e protetores de suas famílias. cachorro bulldogs amam as pessoas. Eles procuram atenção das pessoas e adoram ficar perto de seus donos, e talvez roncar enquanto dorme com a cabeça em seus colos.
Infelizmente, o corpo único do cachorro bulldog o torna propenso a problemas de saúde, especialmente problemas respiratórios e de articulações. Eles podem rapidamente ficar acima do peso se não se exercitarem o suficiente. Peso em excesso pode agravar problemas de saúde existentes.
O bulldog é um cachorro popular nos E.U.A, mas ele não é para qualquer um. Ele é surpreendentemente pesado para seu tamanho, e se você precisar pega-lo, digamos para ir ao veterinário, pode ser um desafio. Dentro de casa, bulldogs tendem a ser inativos, preferindo dormir até chegar a hora de comer de novo. Eles amam crianças, mas não espere que eles fiquem horas correndo atrás de uma bolinha ou correndo com as crianças no quintal. Seu bulldog pode até brincar assim por um tempinho, mas logo você vai ver ele de volta ao seu lado, contente em ver o tempo passar e olhar para você com aquela cara que apenas uma mãe – ou um fã de cachorro bulldogs – poderia amar.
Destaques
- bulldogs podem ser teimosos e preguiçosos. Seu cachorro bulldog maduro pode não ficar muito entusiasmado para sair para uma caminhada, mas é importante que ele se exercite todos os dias para manter a forma.
- bulldogs não toleram calor e umidade. Quando seu cachorro bulldog estiver ao ar livre, observe cuidadosamente sinais de superaquecimento e o leve para dentro imediatamente se ele apresentar sinais de desconforto. Algumas pessoas colocam piscinas para crianças cheias de água na sombra para seus cachorro bulldogs ficarem deitados quando está muito quente e todos estão do lado de fora. Eles definitivamente são cães domésticos e não devem ficar fora de casa o tempo todo.
- bulldogs são sensíveis ao frio.
- bulldogs respiram chiando, bufam e roncam. Eles também estão propensos a terem apnéia do sono.
- bulldogs são bem conhecidos por terem flatulencia. Se esse problema parecer excessivo no seu, converse com seu veterinário.
- O nariz curto dos cachorro bulldogs os torna propensos a diversos problemas respiratórios.
- bulldogs podem ter narinas comprimidas que dificultam a respiração, podendo ser necessário correção cirúrgica.
- cachorro bulldogs sã ocomedores vorazes e vão comer demais se você deixar. Como eles ganham peso facilmente, eles podem ficar obesos rapidamente se você não monitorar sua alimentação.
- Por causa do tamanho da parte frontal de seu corpo e das suas cabeças, cachorro bulldogs têm dificuldades na hora do parto. A maioria requer cesarianas para dar a luz aos filhotes. Não é aconselhado para criadores inexperientes tentar cria-los.
- Como uma raça de nariz curto, bulldogs são sensíveis a anestesia. Converse com seu veterinário sobre isso antes que qualquer cirurgia seja feita.
- Para ter um cão saudável, nunca compre um filhote de um criador irresponsável, criadouro, ou loja de animais. Procure um criador de boa reputação que testa seus cães para garantir que eles estejam livres de doenças genéticas que possam passar aos filhotes e que eles tenham bom temperamento.
O cachorro bulldog se encontra na categoria de cachorros pequenos.
Tamanho do Cachorro Bulldog
cachorro bulldogs machos adultos pesam cerca de 23 kg; já as fêmeas adultas cerca de 18 kg. Cães de exposição podem ser de 4 a 5 kg mais pesados. Eles medem de 30 a 38 cm até o ombro.
Personalidade do Cachorro Bulldog
Sociáveis e doces, mas com uma reputação de coragem que o faz um excelente cão de guarda, o cachorro bulldog é um amante, não um lutador. Ele tem uma postura mais séria ao invés de uma mais animada e tem uma natureza meio teimosa às vezes. O cachorro bulldog é amigável e descontraído; ele se da bem com todo mundo. Ele pode aprender devagar, mas assim que aprende algo, ele aprende pra sempre. cachorro bulldogs não costumam latir muito. Geralmente só sua aparência já é o suficiente para assustar intrusos.
Seu temperamento é afetado por diversos fatores, incluindo hereditariedade, treinamento e socialização. Filhotes com um bom temperamento são brincalhões e curiosos, disposto a se aproximar das pessoas e deixar que o peguem. Escolha o filhote que está no meio, não aquele que está batendo nos outros filhotes, nem aquele que está se escondendo no canto. Sempre veja pelo menos um dos pais – geralmente a mãe é quem está disponível – para garantir que eles tenham bons temperamentos que você esteja confortável em lidar. Conhecer os irmãos ou outros parentes também ajuda a avaliar como o filhote vai ser quando crescer.
Assim como qualquer cachorro, cachorro bulldogs precisam se socializar desde cedo com muitas pessoas diferentes, lugares, sons e experiências enquanto são filhotes. Socialização ajuda a garatir que seu cachorro bulldog se torne um adulto equilibrado. Matriculá-lo em uma escolinha para filhotes é um bom começo. Convidar visitantes regularmente e levá-lo a parques cheios de gente, lojas que permitem entrada de cães e passeios para conhecer vizinhos também vão ajudá-lo a melhorar suas habilidades sociais.
Saúde do Cachorro Bulldog
Assim como todas as raças, cachorro bulldogs são propensos a certas doenças e condições. Nem todos os bulldogs vão sofrer de alguma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas para que você esteja informado quando for entrevistar criadores e saber com o que deve ficar atento ao longo da vida do seu bulldog.
Comprar de um criador responsável vai ajudar a garantir que você pegue um cachorro bulldog o mais saudável possível. Um filhote de um criador de bulldogs de boa reputação vai ser vacinado e vermifugado antes que você o leve pra casa. Criadores responsáveis usam apenas cães adultos (pelo menos 2 anos ou mais) e em boa forma física, e os testa contra doenças genéticas pertinentes à raça.
Ambos os pais devem ter um certificado de saúde, documentação de que um cão foi testado e está livre de alguma doença específica. Em bulldogs, você deve esperar ver certificados de saúde da Orthopedic Foundation for Animals para quadris, cotovelo, e joelhos, e da Canine Eye Registry Foundation (CERF), certificando que os olhos estão normais.
Certificados de saúde não são emitidos para cães com menos de 2 anos de idade. Isso porque alguns problemas de saúde não aparecem até que o cão alcance a plena maturidade. Por esta razão, geralmente é recomendado que os cães não cruzem até completarem dois ou três anos de idade.
No geral, cachorro bulldogs podem ter muitos problemas de saúde. Eles são cães maravilhosos, mas tenha certeza de que está disposto a monitorar sua saúde de perto e que pode arcar com qualquer tratamento médico que eles possam precisar. As seguintes doenças podem afetar os cachorro bulldogs:
- Cherry Eye: Esta é uma condição em que a glândula abaixo da terceira pálpebra se projeta e se parece um pouco como uma cereja no canto do olho. O seu veterinário pode precisar remover a glândula.
- Olho seco: Essa condição é causada quando a produção natural de lágrimas é inadequada. Sintomas incluem uma aparência seca ou uma névoa azul no olho. Seu veterinário pode fazer um teste para determinar se seu cachorro bulldog tem olho seco e prescrever uma medicação que você pode aplicar para aliviar a dor.
- Entrópio: Essa é uma condição em que as pálpebras se reviram e esfregam no olho, causando irritação. Pode ser necessário correção cirúrgica.
- Espirro invertido ou reverso: Esse não é bem um problema de saúde mas geralmente ocorre quando fluidos nasais escorrem pelo palato, fazendo com que ele feche. Isso também pode acontecer quando entrar algo no nariz do seu bulldog. Parece muito pior do que realmente é. Tente acalmar seu bulldog acareciando sua garganta e isso deve passar rapidamente.
- Síndrome braquicefálica: Essa desordem é encontrada em cães com cabeças curtas, narinas estreitas ou palatos moles e elongados. Suas vias aéreas são obstruídas em diferentes graus e pode causar desde dificuldades para respirar quanto colapso total das vias aéreas. Cães com síndrome braquicefálica geralmente fungam e bufam. O tratamento varia dependendo da severidade da condição, mas inclui terapia com oxigênio bem como cirurgia para alargar as vias aéreas ou os palatos curtos.
- Tremor na cabeça. Isso parece um ataque, mas afeta somete a cabeça. É visto como um tremor involuntário da cabeça de um lado para o outro ou de cima para baixo. Às vezes isso é violento. O cão parece estar consciente do que está acontecendo. Isso pode estar ligado ao stress e baixo teor de açúcar no sangue. Criadores geralmente sugerem dar mel ao seu cachorro para aumentar o teor de açúcar de volta ao normal ou distraí-los para parar os tremores. Se o tremor não aparenta estar ligado ao stress ou excitação demasiada, você deve levá-lo ao veterinário o mais rápido possível para garantir que ele não esteja sentindo dores.
-
Sarna demodécica. Também chamada de demodicose. Todos os cães levam um pequeno passageiro chamado ácaro demodex. A mãe passa esse ácaro para os filhotes nos primeiros dias de vida. O ácaro não pode ser passado para humanos nem mesmo à outros cães – apenas a mãe pode “dar” esses ácaros a seus filhotes. Ácaros demodex vivem nos folículos capilares e geralmente não causam nenhum problema. No entanto, se seu cachorro bulldog tiver um sistema imunológico enfraquecido ou comprometido, ele pode desenvolver sarna demodécica. A sarna demodécica pode ser localizada ou generalizada. Na forma localizada, manchas vermelhas, pele escamosa com queda de pêlos aparecem na cabeça, pescoço e patas dianteiras. É considerada como uma doença de filhotes, e geralmente desaparece sozinha. Você deve levar seu cachorro ao veterinário de qualquer forma porque isso pode se transformar na forma generalizada da sarna demodécica. (Aumento dos gânglios linfáticos, muitas vezes é um sinal de que isso irá ocorrer).
Sarna demodécica generalizada cobre o corpo todo e afeta filhotes mais velhos e cães adultos jovens. O cão desenvolve pele desigual, pontos calvos e infecções de pele pelo corpo todo. Cães que desenvolvem sarna demodécica localizada ou generalizada não devem cruzar porque considera-se que essa condição tem um componente genético. - Displasia dos quadris: Esta é uma condição hereditária em que o fêmur não se encaixa confortavelmente na articulação do quadril. A maioria dos bulldogs aparentam ter displasia do quadril, baseado no raio-x dos quadris, apenas porque tendem a ter as articulações do quadril finas, mas é incomum que eles tenham problemas associados com manqueira a não ser que eles fiquem acima do peso ou façam muito exercício durante seu período de crescimento rápido. Se seu cachorro bulldog for diagnosticado com displasia dos quadril, procure uma segunda opinição e veja as opções de tratamento, como suplementos, antes de concordar com a cirurgia.
- Problemas na cauda. Alguns bulldogs têm caudas de parafuso, caudas invertidas ou outros tipos de caudas que podem causar problemas de pele. Você deve manter a cauda do seu bulldog limpa e seca para prevenir infecções.
- Luxação Patelar: Esse é um problema comum em cachorros pequenos. É causado quando a patela, que tem três partes — o fêmur, patela e a tíbia — não está adequadamente alinhada. Isso causa manqueira na perna ou um andar anormal, como se estivesse dando pulinhos. É uma condição que está presente no nascimento, apesar do desalinhamento ou luxação só ocorrer muito mais tarde. A fricção causada pela luxação patelar pode levar à artrite, uma doença articular degenerativa. Existem quatro graus de luxação patelar, que variam de grau I, uma luxação ocasional causando manqueira temporária na articulação, ao grau IV, em que a rotação da tíbia é grave e a patela não pode ser realinhada manualmente. Isto dá ao cão uma aparência pernas arqueadas. Graus severos de luxação patelar pode exigir correção cirúrgica.
Cuidados com Cachorro Bulldog
cachorro bulldogs são inativos dentro de casa e não necessitam de muito exercício (apesar de que eles precisar ser levados para passear todos os dias para que não ganhem peso). Eles são cães caseiros e preferem um estilo de vida relaxado. Depois de cerca de 15 minutos de brincadeira, eles estão prontos para um cochilo. Esse nível de energia de baixo a moderado fazem o bulldog ser adequado para qualquer tipo de casa, desde um apartamento até uma casa com quintal. Você pode levar seu cachorro bulldog para um passeio por 2 a 3 km durante a parte mais fresca do dia, mas ele também vai ficar contente com uma pequena caminhada em volta do quarteirão.
Por causa da sua cara puxada, cachorro bulldogs não se dão bem em climas extremamente quentes (ou frios). Eles respiram com dificuldade quando estão com calor e não dissipam o calor muito bem. Eles são especialmente suscetíveis a uma ensolação. Tão pouco como meia hora ao ar livre em temperaturas de 29 graus podem matá-los. Proporcione a ele um ambiente de ar condicionado e muita água fresca. bulldogs também não sabem nadar. Suas cabeças enormes empurram eles para baixo. Se você tem uma piscina, spa ou lagoa, proteja seu bulldog de cair nelas.
Dificilmente um cachorro bulldog vai ser uma estrela de show de obediência. Mas uma vez que ele aprender alguma coisa, ele nunca esquece. Ele aprende melhor através de sessões de treino divertidas que envolvem repetição e reforço positivo através de recompensas de comida e elogios.
Os cuidados dessa raça se parecem com os cuidados da raça de cachorro golden retriever e cachorro cocker, mais sobre essa raça no wikipedia pt
Alimentação do Cachorro Bulldog
Quantidade diária recomendada: 1/2 a 2 xícaras de comida seca de alta qualidade por dia, dividida em duas refeições.
O quanto seu cachorro adulto come depende do seu tamanho, idade, constituição física, metabolismo e nível de atividade física. Cachorros são individuais, do mesmo jeito que as pessoas, e eles não precisam de quantidades iguais de comida. Nem é preciso dizer que um cachorro muito ativo vai precisar de mais comida do que um cachorro que fica deitado no sofá o dia todo. A qualidade da comida de cachorro que você compra também faz diferença — quanto melhor a qualidade da comida, mais ela irá nutrir seu cão e menos você precisará colocar na tigela do seu cachorro.
É fácil acabar dando muita comida a um bulldog, mas a obesidade pode forçar suas articulações, por isso não se deve deixar que ele fique gordo. Mantenha o seu em boa forma medindo sua comida e o alimentando duas vezes ao dia ao invés de deixar comida no pote o tempo todo. Se você não tem certeza se ele está acima do peso, faça os testes de olhos e com as mãos. Coloque suas mãos nas costas dele, dedões pela coluna, com os dedos espalhados pra baixo. Você deve sentir, mas não ver, suas costelas sem ter que apertar muito forte. Se não conseguir, ele precisa de menos comida e mais exercício.
Para mais informação de como alimentar seu cachorro bulldog, veja nossas orientações para comprando a comida certa, alimentando seu filhote, e alimentando seu cachorro adulto.
Pêlo, Cor e Aparência do Cachorro Bulldog
A pelagem de seu bulldog deve ser reta, curta, fina, lisa e brilhante. Ele tem uma pele macia e frouxa, especialmente na cabeça, pescoço e ombros. Sua cabeça é cheia de rugas e ele tem duas dobras soltas na garganta (que vão do queijo até o peito) o que é chamado de papada.
Existem cachorro bulldogs de várias cores: rajado ruivo; todos os outros tipos de rajados; branco sólido; ruivo sólido, castanho ou uma cor entre creme pálido ao fulvo claro, amarelo pálido, amarelo avermelhado; e malhado (grandes manchas de duas ou mais cores) preto sólido não é comum e não é muito admirado.
Escove a pelagem fina e lisa do bulldog uma vez por semana com uma escova de cerdas firmes. Limpe seu rosto com um lenço úmido todos os dias, com cuidado na parte de dentro das rugas. Seque a parte de dentro das rugas completamente depois de dar banho. Algumas pessoas sugerem usar lenços umedecidos que contenham lanolina e aloe vera. Se a pele do seu bulldog estiver irritada dentro das rugas, peça ao seu veterinário para recomendar uma pomada calmante. Depois que limpar as rugas, lave o nariz do seu cachorro bulldog e passe vaselina para mantê-lo macio e prevenir que fique seco e descascando.
O cachorro bulldog solta pêlos. Se você puder reservar um tempo para escová-lo mais que uma vez por semana, isso vai ajudar a reduzir a quantidade de pêlos soltos em suas roupas e mobilia.
Outras necessidades incluem cuidar das unhas e higiene dental. Corte as unhas do seu bulldog uma ou duas vezes por mês. Se você consegue ouvir eles clicando no chão, elas estão muito compridas. Quanto mais cedo você acostumar seu bulldog a cortar as unhas, menos estressante será essa experiência para ambos.
Escove os dentes pelo menos duas a três vezes por semana — diariamente é melhor — para remover tártaro e bactéria. Comece enquanto seu filhote é jovem para que ele se acostume a isso.
Enquanto você o limpa, procure por feridas, erupções cutâneas ou sinais de infecção como vermelhidão, sensibilidade ou inflamação na pele, no nariz, olhos e nas patas. Os olhos devem estar limpos, sem vermelhidão ou escorrimento. Seu exame semanal cuidadoso pode evitar potenciais problemas de saúde antecipadamente.
Crianças e outros animais de estimação
Seu temperamento amável e tamanho fazem do cachorro bulldog uma excelente companhia para crianças, mesmo as mais novas. Um cachorro bulldog vai aturar bem as crianças, apesar de não dever, e ele vai sair de perto se ficar cansado de ser atormentado.
Sempre ensine as crianças como se aproximar e tocar cães, e sempre supervisione qualquer interação entre cães e crianças pequenas para prevenir mordidas ou puxões de orelhas e rabos por qualquer uma das partes. Ensine sua criança a nunca se aproximar de qualquer cachorro enquanto ele estiver comendo ou dormindo ou tentar tirar a comida deles. Nenhum cachorro, não importa quão amigável, deve ser deixado com uma criança sem supervisão.
Com sua natureza pacífica, cachorro bulldogs também se dão bem com outros animais de estimação, cães e gatos. Eles podem ser menos sociáveis com cães estranhos, no entanto.