Quantcast
Channel: CãoMaluco.com.br
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Cachorro Cocker – GUIA COMPLETO

$
0
0

A raça de cachorro cocker é primariamente um companheiro amável, apesar de no fundo continuar sendo um hábil caçador de pássaros. Bonitos de se olhar (e trabalhosos de cuidar), a disposição receptiva e amena do Cocker fazem dele ser um prazer de estar na família. Ele nunca está mais satisfeito do que quando está te agradando, ele fica tão feliz se aconchegando no sofá com seus adultos favoritos ou brincando no jardim com as crianças.

Veja outras categorias dessa raça de cachorro logo abaixo:

História do Cachorro Cocker

O cachorro cocker moderno é descendente da família Spaniel, um grande grupo que vem desde a antiguidade. A palavra spaniel significa “cachorro espanhol” e geralmente se acredita que eles realmente se originaram na Espanha. No século XVIII, Spaniels foram divididos em dois grupos: brinquedos (primariamente companheiros) e grandes cães de caça. Cães de caça eram divididos ainda entre Spaniels de terra e água. O cachorro cocker recebeu esse nome por sua excelência no campo caçando galinholas “woodcock”.

Na Inglaterra, Spaniels era uma categoria funcional, ao invés de uma raça individual de cachorro, por centenas de anos. O primeiro canil que ganhou reconhecimento pelo cachorro cocker como uma raça distinta na Inglaterra foi o Canil Obo do Sr. James Farrow. Em 1892, o cachorro cocker foi reconhecido como uma raça na Inglaterra.

Pouco antes, no final dos anos 80, criadores americanos começaram a importar Cockers ingleses para os Estados unidos. Um cachorro cocker marrom e branco chamado Capitãofoi registrado no primeiro livro genealógico do National American Kennel Club (posteriormente chamado de American Kennel Club). O segundo volume do livro genealógico, impresso em 1885, registra um Cocker preto chamado Brush II. Esse cão foi importado da Inglaterra por Commings cachorro cocker Kennel de New Hampshire.

Nessa época, em 1881, Clinton Wilmerding e James Watson formaram o American Spaniel Club. O mais antigo clube de raça nos Estados Unidos, que originalmente incluía os criadores de muitos tipos de Spaniels. No entanto, eventualmente os criadores se separaram em organizações diferentes conforme as diferenças entre as raças de Spaniel se refinaram.

cachorro cockers rapidamente ganharam popularidade tanto com criadores quanto com o público. Com o tempo, alguns criadores começaram a favorecer um tipo menor de cachorro cocker com um padrão ligeiramente diferente do original Cocker inglês. Esses cães menores. Esses cães menores eram especialmente chamativos nos shows de cachorros.

Em 1936, um grupo de criadores de Cocker ingles formou um clube especializado conhecido como English cachorro cocker Club of America, e eles ganharam reconhecimento da AKC por um tipo Inglês do cachorro cocker. Dois anos depois, para reforçar sua posição o clube aprovou uma moção que cachorro cocker Inglês não deviam ser cruzados com o tipo americano cachorro cocker. O clube também resolveu se opor a exibição do Cocker americano em classes do Cocker Inglês.

Em 1939, um cachorro cocker chamado CH My Own Brucie ganhou o Best American Bred in Show no prestigioso Westminster Dog Show, um feito que se repetiu no ano seguinte. Brucie, um cachorro cocker preto, conquistou os corações do público americano, reafirmando sua popularidade no show de 1940, quando seu dono retirava a coleira do Brucie enquanto eles entravam no ringue, o cãozinho marchou orgulhosamente ao lado de seu dono balançando o rabinho. Brucie era tão amado que quando morreu, o The New York Times publicou seu obituário.

O sucesso de Brucie no show levou a um aumento espetacular na popularidade dos cachorro cockers. Isso também encorajou criadores americanos a concentrar mais a criar para os shows do que para o campo, aumentando mais ainda a diferença entre o Cocker Americano e o Inglês. Em 1946, o American Kennel Club reconheceu o cachorro cocker americano e o cachorro cocker inglês como duas raças distintas.

Visão Geral

O menor membro do American Kennel Club Sporting Group, o cachorro cocker é o queridinho de muitos americanos donos de cachorro. Você se lembra da personagem principal em A Dama e o Vagabundo? Não é por acaso que no filme o modelo de um animal de estimação carinhoso e mimado era um cachorro cocker. Desde o final da década de 30 até os anos 50, o Cocker foi a raça numero 1 registrada no AKC. Então essa popularidade caiu por quase 30 anos, mas ele subiu ao topo de novo durante a década de 80 e somente em 1992 seu status de número 1 foi tomado pelo Labrador e Golden Retrievers. Hoje, o Cocker permanece entre as 15 raças mais registradas.

E não é surpresa — um cachorro cocker bem criado é um prazer de se ter. Ele é conhecido por ter um temperamento alegre. Sua pelagem esvoaçante é extremamente bonita, ele é amoroso e gentil, e tudo que ele quer é fazer sua família feliz.

Comparado com outros cachorros no grupo esportivo, o Cocker é pequeno (9 a 14kg), cabendo confortavelmente em um apartamento, condomínio, ou casa pequena. Ele é primariamente um companheiro, mas é facilmente treinado para shows, competições de obediência e agilidade e trabalhos de campo. Ele também é um excelente cão de terapia.

O cachorro cocker lembra o cachorro cocker inglês, um dos seus companheiros no Grupo de Esporte, e anteriormente as duas raças eram consideradas uma só. Entretanto, vários criadores de Spaniel notaram diferentes estirpes de Cocker e procuraram preservar raças separadas e desencorajar o cruzamento das variedades americana com a inglesa. O American Kennel Club as reconheceu como duas raças separadas em 1946.

O cachorro cocker típico é gentil, um companheiro da família amoroso e confiável que é bom com crianças, outros animais de estimação e com idosos. Infelizmente, sua popularidade extrema o torna alvo da pior coisa para as raças favoritas: pessoas sem escrúpulos que cria os cães sem se importar com o temperamento, saúde ou formação.

O resultado disso é que alguns cachorro cockers têm sérios problemas de saúde e temperamento. Se você está considerando um cachorro cocker, você deve ser extremamente cuidadoso para escolher de quem vai comprar ou adotar seu filhote. Compre sempre de um criador de boa reputação. Nunca compre um filhote de um criador de quintal, criadouro ou loja de animais. Criadores de boa reputação criam com temperamento em mente e fazem vários testes de saúde para garantir que seus cães não passem para os filhotes nenhuma predisposição a doenças genéticas.

Destaques

  • Por Cockers serem tão populares, é especialmente importante pesquisar criadores e encontrar um que seja dedicado a melhorar a raça.
  • O sensível cachorro cocker pode ser um pouco nervoso, mesmo se for de um bom criador e for adequadamente socializado. Não se surpreenda se seu Cocker exibir micção submissa (urinar quando excitado).
  • Cockers podem latir bastante, então obedecer um comando “Quieto” deve sempre ser uma parte do repertório desse cão.
  • O Cocker está sempre pronto para agradar e gosta de estar por perto da família. Mas lembre-se, ele foi criado para ser um cão de caça. Não se surpreenda se ele sair correndo atrás de pássaros ou outros animais pequenos quando vocês saírem para passear. Mantenha seu Cocker na coleira sempre que não estiver dentro de uma área cercada.
  • O Cocker tem uma personalidade “mole”. Métodos de treinamentos duros o deixarão com medo, então use treino brando e consistente para obter melhores resultados.
  • As longas orelhas do cachorro cocker são tanto parte da sua beleza como também um potencial problema de saúde. Verifique as orelhas do seu Cocker semanalmente procurando infecções.
  • Manter a pelagem do Cocker bonita é caro e da muito trabalho. Planeje pagar um profissional e a pentear seus pêlos todos os dias.
  • Para ter um bichinho de estimação saudável, nunca compre um filhote de um criador que não conhece, de criadouros, e de lojas de animais. Encontre um criador de boa reputação que testa seus cães para doenças genéticas e bons temperamentos.

O cachorro cocker se encontra na categoria de cachorros pequenos porem pode ser encontrado na categoria de cachorros grandes.

Tamanho do Cachorro Cocker

Machos mede 38 centímetros de altura, fêmeas medem 35,5 centímetros. Machos e fêmeas pesam de 11 a 13 kg.

Personalidade do Cachorro Cocker

O cachorro cocker bem criado tem um temperamento doce. Ele é carinhoso e fofinho e adora participar das atividades da família. Ele é brincalhão, alerta, e ativo, gostando de qualquer exercício, seja uma caminhada ou caça no campo.

O Cocker é conhecido por ser um cão sensível, mental e fisicamente. Ele tem uma personalidade “mole” e não responde bem a tratamento duro, às vezes rosnando quando está sentindo dor ou com medo. A socialização e treinamento desde cedo é essencial para ensinar o Cocker boas maneiras caninas apropriadas. Ele precisa ser tratado com cuidado e gentilmente para extrair o melhor da sua personalidade.

Saúde do Cachorro Cocker

Cockers geralmente são saudáveis, mas, como todas as raças de cachorros, eles estão propensos a certas condições e doenças.

  • Problemas no olho podem afetar o Cocker de diversas maneiras, incluindo atrofia progressiva da retina, uma doença degenerativa das células retinais que levam à cegueira; catarata, uma núvem que se forma na frente dos olhos; glaucoma, uma condição em que a pressão aumenta dentro do globo ocular; e anormalidades no olho. Se você notar qualquer vermelhidão nos olhos do seu Cocker, ou se ele começar a coçar o rosto demais. leve-o a um veterinário para um checkup.
  • Anemia hemolítica auto-imune (AHAI) é uma condição em que o sistema imunológico do cachorro ataca suas próprias células sanguíneas. Os sintomas incluem gengivas pálidas, fadiga e às vezes icterícia. Um abdômen inchado também é indicativo, uma vez que sinaliza um aumento do fígado. A maioria dos Cockers melhora com o tratamento, mas eles não devem procriar.
  • hipotireoidismo é uma disordem da glandula tiróide que causa condições como elipepsia, queda de pêlo, obesidade, letargia, manchas negras na pele e outros problemas de pele. O tratamento é feito com medicaçao e dieta.
  • Seborréia primária é um problema de pele causado por superprodução de células da pele, incluindo células cebáceas (oleosas). A pele fica oleosa, com escamas e com um mau cheiro . O tratamento inclui medicação e banhos medicinais.
  • Alergias são uma doença comum em cães, e Cockers podem ser especialmente propensos a elas. Os três principais tipos são alergias alimentares, que são tratados através da eliminação de certos alimentos da dieta do cão; alergias de contato, que são causadas por uma reação a uma substância tópica, tais como roupas, pós para pulgas, xampus para cães e outros produtos químicos; e alergias inalantes, que são causadas por alérgenos transportados pelo ar, tais como o pólen, pó, bolor. O tratamento varia de acordo com a causa e pode incluir restrições alimentares, medicamentos e mudanças de ambiente.
  • Epilepsia idiopática é geralmente herdada e pode causar convulsões moderadas ou severas. É importante lembrar que convulsões podem ser causadas por muitas outras coisas além de epilepsia idiopática, tais como desordens metabólicas, doenças infecciosas que afetam o cérebro, tumores, exposição a venenos, diversos traumas na cabeça e mais. Portanto, se seu cão tem convulsões, é importante levá-lo ao veterinário imediatamente para um checkup.
  • Displasia dos quadris canina é uma formação anormal da articulação do quadril que pode causar dor e manqueira. Cães co displasia do quadril não devem procriar. Se você está comprando um filhote, peça ao criador a prova de que os pais foram testados contra displasia dos quadris e estão livres de problemas.
  • Luxação patelar envolve o deslocamento (luxação) da rótula (patela). Nesta condição da articulação do joelho (muitas vezes de uma pata traseira) desliza para dentro e fora do lugar, causando dor. Isso pode ser incapacitante.

Cuidados com Cachorro Cocker

O cachorro cocker é bem adequado para viver em um apartamento ou condomínio – embora, é claro, que ele adora compartilhar uma casa e quintal. Apesar de não precisar de muito espaço para andar, ele precisa de atividade diária. Brincar diariamente no quintal junto com uma rápida caminhada de 30 minutos pode mantê-lo feliz e em forma. Depois, leve-o para dentro com você – o Cocker não gosta de ser deixado sozinho do lado de fora durante o dia, e ele pode responder cavando ou latindo para se manter entretido. Ele é mais contente quando está com sua família, participando de atividades em grupo.

Apesar do seu bonito pêlo e olhos redondos fotos, o cachorro cocker no fundo é um caçador. Ele também é um bom candidato a muitos esportes caninos, especialmente competições de agilidade e obediência, testes de caça, flyball, ou rastreamento. Como a maioria dos cachorros, o Cocker se comporta melhor quando está ativo do que quando o deixam entediado, o que pode levar a certos problemas comportamentais como latir, cavar e mastigar.

Os cuidados dessa raça se parecem com os cuidados da raça de cachorro bulldog e cachorro border collie, aprenda mais sobre essa raça no wikipedia.

Alimentação do Cachorro Cocker

Quantidade diária recomendada: 1.5 a 2.5 xícaras de comida seca de alta qualidade por dia.

O cachorro cocker tem uma apetite voraz, e vai comer demais se tiver a chance. Ele é especialmente hábil em derreter sua determinação com seus grandes olhos marrons implorando por um petisco. Mas não ceda — um Cocker acima do peso não é um Cocker saudável.

Para mais informação de como alimentar seu Cocker, veja nossas orientações para comprando a comida certa, alimentando seu filhote, e alimentando seu cachorro adulto.

NOTA: O quanto seu cachorro adulto come depende do seu tamanho, idade, constituição física, metabolismo e nível de atividade física. Cachorros são individuais, do mesmo jeito que as pessoas, e eles não precisam de quantidades iguais de comida. Nem é preciso dizer que um cachorro muito ativo vai precisar de mais comida do que um cachorro que fica deitado no sofá o dia todo. A qualidade da comida de cachorro que você compra também faz diferença — quanto melhor a qualidade da comida, mais ela irá nutrir seu cão e menos você precisará colocar na tigela do seu cachorro.

Pêlo, Cor e Aparência do Cachorro Cocker

Existem poucas raças tão bonitas quanto um cachorro cocker bem cuidado. Sua pelagem grossa, as vezes ondulada, é curta na cabeça e costas e longa nas orelhas, peito, barriga e patas. A pelagem é de cor sólida (preto ou castanho), ou de duas ou mais cores, sendo uma delas branco.

Cuidar do seu cachorro cocker é uma tarefa intensa e potencialmente cara. A maioria dos donos optam por ter um profissional para dar banho, aparar o pêlo a cada seis a oito semanas, e os preços estão altos para essa raça que exige muito do seu tempo. Escovadas diárias em casa também são necessárias para manter a pelagem desembaraçada. Se você está hesitante sobre uma raça que exige muitos cuidados, o Cocker não é para você.

Alguns donos optam por aparar os pêlos para facilitar esse trabalho. Mesmo assim, aparar e dar banho a cada seis a oito semanas é necessário para manter o Cocker limpo e o pêlo curto.

O cachorro cocker precisa ser acostumado com esses cuidados desde cedo, para que ele cresça aceitando isso como algo normal em sua vida. Dada sua personalidade sensível, acostumá-lo desde cedo é o mais aconselhável para que ele aprenda a acostumar com o barulho da máquina de aparar pêlos, que o peguem, escovem, com a tesoura, com a limpeza das orelhas e todas as outras tarefas envolvidas em mantê-lo com uma boa aparência.

Infelizmente, o Cocker tem uma reputação com os cuidadores (e veterinários) de não ser muito cooperativo. Essa atitude sensível vem da falta de treinamento para aceitar o seu manuseio. Lições positivas e gentís sobre como agir enquanto estão cuidando dele ou na mesa do veterinário são necessárias.

As unhas precisam ser aparadas uma vez por mês (ou durante as idas ao petshop), e as orelhas checadas uma vez por semana para

and the ears checked once a week for dirt, redness, or a bad odor that can indicate an infection. The cachorro cocker is prone to ear infections, so it’s essential to be vigilant. Wipe the ears out weekly with a cotton ball dampened with gentle, pH-balanced ear cleaner to prevent problems.

It also helps to use deep, narrow bowls to for the Cocker’s food and water. This way he can eat and drink without getting his ears damp or soiled with food. Some owners even put a snood on the Cocker while he eats, for extra ear protection.

Crianças e outros animais de estimação

Uma das razões para o cachorro cocker ser tão popular é que ele é um bom cachorro de família. Ele se da bem com crianças — desde que ele cresça junto com elas e as crianças sejam gentis e respeitem os animais. Mas por ser um cão sensível, todas as interações entre o Cocker e crianças devem ser supervisionadas por um adulto responsável.

O cachorro cocker também se da bem com outros bichinhos de estimação da família (com treinamento e apresentação adequados), incluindo cães, gatos e animais pequenos.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10