O cachorro golden retriever é uma das raças mais populares nos E.U.A. A raça atitude amigável e tolerante da raça faz dele um fabuloso bichinho de estimação para a família, e sua inteligência faz dele um cão altamente capacitado. Golden Retrievers se destavam em trazer a caça aos caçadores, rastrear, farejar e encontrar drogas, e como terapia e cães de assistência. Eles também são atletas naturais, e se dão bem em esportes de agilidade e obediência competitiva.
Abaixo você vai econtrar tudo sobre essa raça de cachorro:
História do Cachorro Golden Retriever
Por muitos anos, havia uma lenda de que os Golden Retrievers eram descendentes de cães pastores russos comprados de um circo. Na verdade, a raça foi desenvolvida na Escócia na propriedade serrana de Sir Dudley Majoribanks, mais tarde conhecido como Senhor Tweedmouth.
Tweedmouth, como muitos nobres de sua época, criava animais de todos os tipos, tentando aperfeiçoar raças diferentes. Os registros de criação de Tweedmouth de 1835 a 1890 mostram o que ele estava querendo com o Golden: Um cão de busca talentoso — Tweedmouth foi um caçador fervoroso de áves de água — com um nariz excelente, que seria mais atento do que o do seu companheiro humano e os Setters e Spaniels usados na época para buscar a caça. Ele também queria que o cachorro fosse leal e com um temperamento equilibrado dentro de casa.
Ele começou com um cachorro amarelo chamado Nous, que Tweedmouth comprou de um sapateiro perto de Brighton em 1865. Tweedmouth favorecia cães amarelos, e Nous – cujo nome significa sabedoria – foi o único filhote de cachorro amarelo em uma ninhada de cães de busca pretos com pelagem ondulada
Tweedmouth levou Nous para casa na Escócia, e em 1868 e 1871, o cruzou com Belle, uma Tweed Water Spaniel. Tweed Water Spaniels (hoje extintos) eram conhecidos por serem cães de busca fervorosos no campo de caça, e excepcionalmente calmos e leais em casa — características que você vai encontrar nos Golden Retrievers de hoje em dia.
Os descendentes de Nous e Belle foram cruzados com retrievers de pelagem onduladas e retrievers de pelagem lisa, outro Tweed Water Spaniel, e um setter ruivo. Tweedmouth manteve a principalmente os filhotes amarelos para continuar seu programa de criação e deu os outros para amigos e parentes.
Não foi surpresa que a cria de Tweedmouth primeiro atraiu atenção pelas suas habilidades no campo de caça. Um dos mais conhecidos era Don de Gerwyn, um descendente de pelagem marrom de um dos cães de Tweedmouth, que ganhou a competição International Gundog League em 1904.
O Kennel Club na Inglaterra reconheceu oficialmente o cachorro golden retriever como uma raça distinta em 1911. Naquela época, eles eram classificados como “Retriever — Amarelo ou Dourado”. Em 1920, o nome da raça foi oficialmente alterado para Golden Retriever.
O American Kennel Club reconheceu a raça em 1932. Hoje, o cachorro golden retriever é a segunda raça mais popular nos E.U.A.
Visão Geral
Não é surpresa que o Golden Retriever é um dos dez cachorros mais populares nos E.U.A. Tudo é bom no Golden: ele é altamente inteligente, sociável, bonito e leal.
Ele também é cheio de vida. O Golden demora pra amadurecer e retém a personalidade boba e brincalhona de filhote até os três ou quatro anos de idade, o que pode ser tanto encantador e irritante. Muitos mantém suas características de filhote quando mais velhos.
Originalmente criados para o trabalho fisicamente exigente de ir buscar patos e outras aves para caçadores o cachorro golden retriever precisa de exercício diário: uma caminhada ou corrida, tempo livre no jardim, uma corrida na praia ou lago (Goldens amam água), ou um jogo de pegar. E, assim como outras raças inteligentes que foram criadas para trabalhar, eles precisam ter um trabalho a fazer, tal como buscar o jornal, acordar os membros da família, ou competir em esportes para cães. Um Golden cansado é um Golden de bem comportado.
Assim como dar ao seu cachorro golden retriever exercício físico e mental, você também deve estar preparado para incluí-lo em suas atividades de família. O Golden Retriever é um cão de família, e ele precisa estar com sua “matilha”. Não considere ter um Golden a não ser que esteja disposto a tê-lo dentro de casa contigo ao seu lado, todos os dias.
Há um outro potencial inconveniente para a raça: Ele definitivamente não é um cão de guarda. Pode ser que ele lata quando estranhos estiverem por perto, mas não conte com isso. Muito provavelmente ele vai abanar o rabo e mostrar aquele sorriso característico da raça Golden.
Destaques
- Golden Retrievers soltam muito pêlo, especialmente na primavera e inverno. Escovação diária vai tirar um pouco desses pêlos soltos da sua pelagem, evitando que eles se espalhem pela sua roupa e pela casa toda. Mas se você mora com um cachorro golden retriever, você vai ter que se acostumar com pêlos de cachorro.
- Golden Retrievers são cães de família; Eles precisam viver dentro de casa com sua “matilha” humana, e não devem passar horas sozinhos no quintal.
- Golden Retrievers são cães ativos que precisam de 40-60 minutos de exercício pesado diariamente. Eles se dão muito bem em treinamentos de obediência, aulas de agilidade e outras atividades caninas, que são uma ótima maneira de dar ao seu cachorro atividade física e mental.
- Apesar de serem gentís e confiáveis com crianças, Golden Retrievers são cães grandes e agitados que podem acidentalmente derrubar uma criança pequena.
- Goldens amam comer, e vão ficar acima do peso se alimentado em excesso. Limite petiscos, meça a racão diária do seu cão, e alimente-o em horários regulares ao invés de deixar a comida no pote o tempo todo.
- Pelo fato do cachorro golden retriever ser tão popular, existem muitas pessoas criando Goldens que se importam mais em ganhar dinheiro pela demanda de filhotes do que em criar cães saudáveis e felizes. Para ter um cão saudável, nunca compre um filhote de um criador irresponsável, criadouro, ou loja de animais. Procure um criador de boa reputação que testa seus cães para garantir que eles estejam livres de doenças genéticas que possam passar aos filhotes e que eles tenham bom temperamento.
O cachorrocachorro golden retriever se encontra na categoria de cachorros pequenos porem pode ser encontrado na categoria de cachorros grandes.
Tamanho do Cachorro Golden Retriever
Machos medem de 58 a 61 centímetros de altura e pesam de 29,5 a 34 kg. Fêmeas medem geralmente de 54,5 a 57 centímetrose pesam de 25 a 29,5 kg. Golden Retrievers geralmente atingem sua altura máxima com 1 ano, e seu peso até os 2 anos.
Personalidade do Cachorro Golden Retriever
Uma natureza calma e dócil é a marca registrada dessa raça. O Golden foi criado para trabalhar com pessoas e adora agradar seu dono. Apesar de serem programados com uma boa disposição, assim como todos os cachorros, o Golden precisa ser bem criado e bem treinado para aproveitar ao máximo essa herança.
Assim como qualquer cachorro, o Golden precisa de socialização desde cedo — exposição a várias pessoas diferentes, lugares, sons e experiências — quando eles são jovens. Socialização ajuda a garantir que seu filhote de Golden cresça para ser um cão bem equilibrado.
Saúde do Cachorro Golden Retriever
Goldens geralmente são saudáveis, mas assim como em todas as raças, eles estão propensos a certas condições. Nem todos os Goldens vão sofrer de alguma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você está considerando essa raça.
Se você está comprando um filhote, encontre um bom criador que irá te mostrar certificados de saúde tanto para seu filhote como para seus pais. Certificados de saúde provam que o cachorro foi testado e está livre de uma condição em particular.
Em Goldens, você deve esperar ver certificados de saúde da Orthopedic Foundation for Animals (OFA) para displasia dos quadris (com resultado regular ou melhor), displasia do cotovelo, hipotireoidismo, e doença de von Willebrand; da Auburn University para trombopatia; e da Canine Eye Registry Foundation (CERF) certificando que os olhos são normais. Você pode confirmar certificados de saúde verificando o website da OFA (offa.org).
- Displasia dos quadris: Esta é uma condição hereditária em que o fêmur não se encaixa confortavelmente na articulação do quadril. Alguns cães mostram dor e mancam em uma ou ambas as pernas traseiras, mas outros não apresentam sinais exteriores de desconforto. (Triagem de raios-X é a maneira mais certa de diagnosticar o problema.) De qualquer maneira, artrite pode se desenvolver conforme o cão for envelhecendo. Cães com displasia dos quadris não devem ser procriados – por isso, se você estiver comprando um filhote, peça ao criador que prove que os pais foram testados para displasia dos quadris e estão livres de problemas.
- Displasia do cotovelo: Essa é uma condição hereditária comum a raças de cachorro grandes. Imagina-se que é causado por diferentes rítmos de crescimento dos três ossos que formam o cotovelo do cachorro, causando fraqueza articular. Isso pode causar manqueiras dolorosas. Seu veterinário pode recomendar cirurgia para corrigir o problema ou medicamentos para controlar a dor.
- Catarata: Assim como em humanos, catarata canina é caracterizada por pontos opacos na lente do olho que cresce com o tempo. Eles podem se desenvolver em qualquer idade, e geralmente não prejudicam a visão, apesar que em certos casos causa perda de visão severa. Cães reprodutores devem ser examinados por um veterinário oftalmologista certificado, para certificar que o cão está livre de doenças hereditárias do olho antes de procriarem. Catarata pode ser removida cirurgicamente com bons resultados.
- Atrofia progressiva da retina (APR): APR é uma família de doenças oculares que envolvem a deterioração gradual da retina. No começo dessa doença, cães perdem a visão noturna. Conforme a doença progride, eles perdem também a visão durante o dia. Muitos cães se adaptam à visão limitada ou perda total da visão, desde que o ambiente ao seu redor permaneça o mesmo.
- Estenose Aórtica Subvalvular: Esse problema cardíaco é causado por uma conexão estreita entre o ventrículo esquerdo (fluxo de saída) e a aorta. Pode causar desmaios e até mesmo morte súbita. Seu veterinário pode detectar a doença e prescrever o tratamento adequado.
- Osteocondrose Dissecante (OCD): Essa condição ortopédica, causada por crescimento inadequado da cartilagem nas articulações, ocorre geralmente nos cotovelos, mas tem sido observada também nos ombros. Ela provoca um endurecimento doloroso da articulação, a tal ponto que o cão é incapaz de dobrar o cotovelo. Ela pode ser detectada em cães desde os quatro aos nove meses de idade. Superalimentação de “fórmula do crescimento” comidas de cachorro ou comidas com nível elevado de proteínas podem contribuir para seu desenvolvimento.
- Alergias: Golden Retrievers podem ser alérgicos a diversas substâncias, desde comida ao pólen. Se seu cachorro golden retriever estiver lambendo suas patas ou esfregando seu rosto frequentemente, leve- ao veterinário.
- Doença de Von Willebrand: Esta é uma doença hereditária que interfere com a capacidade de coagulação do sangue. O principal sintoma é o sangramento excessivo após uma lesão ou cirurgia. Outros sintomas incluem hemorragias nasais, sangramento nas gengivas, ou hemorragia no estômago ou intestinos. Não existe cura, e uma transfusão de sangue a partir do sangue de cães normais é atualmente o único tratamento. Pesquisas estão em andamento para novos tratamentos, incluindo medicamentos. A maioria dos cães com a doença de von Willebrand podem levar uma vida normal. Um veterinário pode testar o seu cão para esta condição. Cães com esta condição não devem procriar.
-
Dilatação Vólvulo Gástrica: Geralmente chamado de inchaço, essa é uma condição de risco à vida que afeta cães grandes de peitoral profundo como os Golden Retrievers, especialmente se forem alimentados com uma única grande quantidade de comida por dia, comer rapidamente, ou beber grande quantidade de água, ou fazer muito exercício logo após comer. O inchaço ocorre quando o estômago fica distendido com gás ou ar e então torce. O cão fica incapaz de arrotar ou vomitar para se livrar do excesso de ar no estômago, e o fluxo de sangue para o coração fica impedido. A pressão sanguínea cai e o cão entra em estado de choque. Sem atendimento médico imediato, o cachorro pode morrer.
Suspeite um inchaço se seu cachorro estiver com o abdomem distendido, babando excessivamente e tentando vomitar sem conseguir. Ele também pode estar inquieto, deprimido, letárgico, fraco e com uma frequência cardíaca rápida. Se você perceber esses sintomas, leve seu cão para o veterinário imediatamente. - Epilepsia: Epilepsia é uma desordem cerebral que causa convulsões periódicas. Seu veterinário vai preicsar saber a severidade das convulsões e com que frequência elas ocorrem para determinar a medicação, se for o caso.
- Hipotireoidismo: Hipotireoidismo é um distúrbio da glândula tireóide. Acredita-se que seja responsável por condições tais como a epilepsia, alopécia (perda de cabelo), a obesidade, letargia, hiperpigmentação, piodermite, e outras condições da pele. Ela é tratada com medicação e dieta.
- Hemangiosarcoma: Essa é uma forma de cancer muito perigosa que se origina no revestimento dos vasos sanguíneos e baço. Ocorre mais comumente na meia-idade e em cães idosos.
- Osteosarcoma: Osteosarcoma é um cancer de osso malígno que é comum em raças grandes.
Cuidados com Cachorro Golden Retriever
Golden Retrievers foram criados para ação e amam brincadeiras ao ar livre. Se você gosta de caminhar ou correr, o seu cachorro golden retriever ficará feliz em acompanhá-lo. E se você sentir vontade de jogar uma bola no quintal, eles vão ficar mais do que felizes em brincar contigo; como diz o seu nome, Goldens amam ir buscar as coisas.
Cansá-lo com cerca de 20-30 minutos de exercício vigoroso duas vezes por dia vai manter seu cachorro mais tranquilo quando estiver dentro de casa. Deixar de fazer atividades, no entanto, pode levar a problemas comportamentais.
Assim como outras raças retrievers, Goldens naturalmente gostam de usar a boca, e eles ficam mais contentes quando têm algo para pegar com a boca: uma bola, um brinquedo macio, jornal, ou o melhor de todos, uma meia suja.
Você vai precisar ter um cuidado especial se estiver criando um filhote de Golden. Esses cães crescem muito rápido entre o quarto e sétimo mês, os tornando suscetíveis a problemas ósseos. Não deixe seu filhote de cachorro golden retriever ficar correndo e brincando em superfícies muito duras como pavimento até que ele tenha pelo menos dois anos e suas articulações estejam completamente formadas. Brincadeiras normais na grama não tem problema, assim como aulas de agilidade para filhotes.
Os cuidados dessa raça se parecem com os cuidados da raça de cachorro bleagle e cachorro bulldog, mias no wikipedia sobre o essa raça.
Alimentação do Cachorro Golden Retriever
Quantidade diária recomendada: 2 a 3 xícaras de comida seca de alta qualidade por dia, dividida em duas refeições.
NOTA: O quanto seu cachorro adulto come depende do seu tamanho, idade, constituição física, metabolismo e nível de atividade física. Cachorros são individuais, do mesmo jeito que as pessoas, e eles não precisam de quantidades iguais de comida. Nem é preciso dizer que um cachorro muito ativo vai precisar de mais comida do que um cachorro que fica deitado no sofá o dia todo. A qualidade da comida de cachorro que você compra também faz diferença — quanto melhor a qualidade da comida, mais ela irá nutrir seu cão e menos você precisará colocar na tigela do seu cachorro.
Mantenha o seucachorro golden retriever em boa forma medindo sua comida e o alimentando duas vezes ao dia ao invés de deixar comida no potinho o tempo todo. Se você não tem certeza se ele está acima do peso, faça os testes de olhos e com as mãos.
Primeiro, olhe para baixo para ele. Você deve ser capaz de ver uma cintura. Então coloque suas mãos nas costas dele, dedões pela coluna, com os dedos espalhados pra baixo. Você deve sentir, mas não ver, suas costelas sem ter que apertar muito forte. Se não conseguir, ele precisa de menos comida e mais exercício.
Você vai precisar ter um cuidado especial se estiver criando um filhote de cachorro golden retriever. Esses cães crescem muito rápido entre o quarto e sétimo mês, os tornando suscetíveis a problemas ósseos. Eles ficam bem se alimentando de uma dieta de alta qualidade e poucas calorias que os impede de crescer muito rápido.
Para mais informação de como alimentar seu cachorro golden retriever, veja nossas orientações para comprando a comida certa, alimentando seu filhote, e alimentando seu cachorro adulto.
Pêlo, Cor e Aparência do Cachorro Golden Retriever
Golden Retrievers têm uma pelagem externa densa, repelente a água com um subpêlo grosso. Algumas pelagens são onduladas, algumas são lisas. Os pêlos ficam emplumados nas costas e na frente das patas e parte de baixo do corpo, mais no peito, parte posterior das coxas e rabo.
O Cachorro Golden Retrievers existem em todas as tonalidades de dourado, do claro ao mais escuro. Alguns criadores começaram a vender “Goldens brancos raros”, mas o American Kennel Club não reconhece o branco como uma cor de pêlo para a raça.
Golden Retrievers soltam pêlos moderadamente durante o inverno e verão, e muito na primavera e outono. se você mora com um cachorro golden retriever, você vai ter que se adaptar a uma certa quantidade de pêlos de cachorro na sua casa e em suas roupas.
A pelagem grossa do cachorro golden retriever significa muito trabalho para cuidar. Recomenda-se escovações diárias para prevenir embaraçamento, e uma vez por semana é o mínimo necessário. Seu cachorro golden retriever também vai precisar de um banho pelo menos uma vez por mês, e geralmente com mais frequência, para mantê-lo com cheiro e aparência de estar limpo.
Escove os dentes do seu cachorro golden retriever pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e bactérias presente nessa região. Escovações diárias são ainda melhores se você quiser prevenir doenças nas gengivas e mau hálito.
Corte suas unhas uma ou duas vezes por mês se seu cachorro não a desgastar naturalmente para prevenir cortes dolorosos e outros problemas. Se você consegue ouvir eles clicando no chão, elas estão muito compridas. As unhas dos cachorros têm vasos sanguineos, e se você cortar muito curto pode causar sangramento — e seu cachorro pode não cooperar da próxima vez que ver o cortador de unhas na sua mão. Então, se você não tem experiência em cortar unhas de cachorros, peça dicas a um veterinário ou ao pessoal do pet shop.
Orelhas dobradas proporcionam um ambiente escuro e quente para bactérias e fungos crescerem, e raças com orelhas assim — como o cachorro golden retriever — estão propensos a infecções de ouvido. Seus ouvidos precisam ser verificados semanalmente para vermelhidão e mau cheiro, o que pode indicar uma infecção. Olhe suas orelhas também sempre que ele ficar molhado. Quando for fazer isso, limpe as orelhas com uma bola de algodão umedecida com um limpador de ouvidos suave de pH balanceado para ajudar a prevenir infecções. Não insira nada no canal; apenas limpe o ouvido externo.
Comece a acostumar seu cachorro golden retriever a ser escovado e examinado enquanto ele for filhote. Pegue suas patas com frequência — cães são sensíveis com suas patas — e olhe dentro de sua boca. Faça desse cuidado uma boa experiência cheia de orgulho e recompensas, e você vai estabelecer a base para facilitar exames veterinarios e outras necessidades quando ele for adulto.
Enquanto você o limpa, procure por feridas, erupções cutâneas ou sinais de infecção como vermelhidão, sensibilidade ou inflamação na pele, no nariz, olhos e nas patas. Os olhos devem estar limpos, sem vermelhidão ou escorrimento. Seu exame semanal cuidadoso pode evitar potenciais problemas de saúde antecipadamente.
Crianças e outros animais de estimação
O amável cachorro golden retriever não é incomodado pelo barulho e agitação das crianças – na verdade, ele adora isso. No entanto ele é um cachorro grande e forte e pode facilmente derrubar uma criança pequena por engano.
Assim como com qualquer outra raça, você deve sempre ensinar crianças como se aproximar e tocar os cachorros, e supervisionar qualquer interação. Ensine sua criança a nunca se aproximar de qualquer cachorro enquanto ele estiver comendo ou dormindo ou tentar tirar a comida deles. Nenhum cachorro, não importa quão amigável, deve ser deixado com uma criança sem supervisão.
Para o cachorro golden retriever, quanto mais bichinhos de estimação por perto melhor. Ele gosta da companhia de outros cachorros, e com apresentação e treinamento adequados, pode ser confiado a ficar com gatos, coelhos e outros animais.